quarta-feira, 2 de julho de 2008

A minha opinião sobre as estratégias de uma psicopedagoga

Num site a Dra. Liliana Almeida, uma psicopedagoga da linha SOS Professor deu várias respostas à pergunta “Como fazer para evitar a indisciplina”
Na minha opinião a Dra. Liliana tem razão quando ela fala-nos que o mais importante é o respeito mútuo entre o professor e o aluno. Que o professor tem implementar na sala de aulas, estratégias para os alunos verem o professor como alguém respeitável, mas ao mesmo tempo alguém que os alunos podem confiar, um amigo.
É importante esquecer que os alunos são pessoas individuais, que cada um é como é. Os comportamentos às vezes são espelhos do que se passa na família dos alunos, assim sendo o professor deve tentar compreender e dialogar com os alunos.
Alguns professores tem tendência a ligar mais aos alunos interessados e respeitadores e deixa de lado os mais desinteressados e mal comportados e isso gera conflitos. Para mim, os professores deveriam dirigir-se aos alunos por igual, e aos que estão desinteressados falar com eles individualmente e perceber o que se passa, para depois poder agir conforme as causas. Alguns pais são responsáveis da indisciplina nas aulas; não dão atenção ao filho e há pouco diálogo entre eles. Os próprios pais não estão interessados de como correram as aulas, e só sabem quando a directora de turma, comunica com eles. Frequentemente, esses pais quando são convocados para as reuniões nem aparecem, mostrando uma atitude completamente desinteressada pelo percurso escolar do seu filho.
Penso que antes de assumirmos um papel social, seja ele de pai, professor, auxiliar de acção educativa ou director devemos saber respeitar determinadas regras de cidadania e demonstrar uma adequada preparação para o papel que vamos desempenhar.
E os professores devem estar preparados para confrontar e agir na indisciplina dos alunos.

Sílvia Nunes

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