quarta-feira, 2 de julho de 2008

A indisciplina é uma bola de neve

“ A disciplina é liberdade” esta liberdade é conquistada não na disciplina rígida, mas sim no respeito mútuo, na harmonia, em todo o processo de conquista na relação aluno/professor.

A disciplina está longe de ser compartilhada na escola, porque não se tem mais controle dos actos de vandalismo, da falta de respeito, e do mau comportamento dos alunos, em relação às escolas e aos professores.

Na minha opinião:
A indisciplina está a tornar-se num grave problema, que não pode ser deixado de lado.
Em primeiro lugar é fundamental o respeito pelo outro, o diálogo entre professor/aluno, tentar encontrar meios para motivar as crianças a gostar da escola, a respeitar o ambiente escolar.

Os alunos sentem-se desmotivados, porque a escola transmite um ambiente de obrigação, de rotinas pouco estimulantes. Era importante arranjar estratégias, para a melhor integração das crianças na escola, deve ser um ambiente acolhedor e familiar.

Os professores deviam tentar uma melhor aproximação com os alunos, dar oportunidade de eles expressar as suas ideias, os seus problemas, dar-lhes mais atenção.

As crianças por vezes têm mau comportamento, arranjam métodos para chamar a atenção de algo grave na sua vida. Vamos tentar ouvi-los, compreende-los e dar-lhes a oportunidade de eles partilharem os seus problemas e tentar dar-lhes ajuda.

Por isso vamos tentar a melhor relação entre alunos/professores, para que no futuro os alunos possam dizer:
“Estou aqui para estudar, a escola é algo de estimulante, estou aqui para aprender”!

A escola deve de estar aberta ao diálogo com os seus alunos e comunidade para cada um expor os problemas existentes; se assim não for os alunos e professores sentem-se perdidos e desapoiados pelos intervenientes na gestão do espaço escolar.
Arinda Silva

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