quarta-feira, 2 de julho de 2008

A ESCOLA ACTUAL

Cada vez mais observamos que o fracasso escolar se torna algo preocupante nos dias de hoje.
O excesso de indisciplina nas escolas é de tal forma exagerada que se torna difícil arranjar métodos para o combater.
A primeira explicação que se atribui a este problema será, que o aluno de hoje é menos respeitador do que o de antes e a escola sendo menos rigorosa em impor regras o aluno tende a desrespeitar essas mesmas regras.
Existem alunos com várias personalidades, dos quais os mais disciplinados e indisciplinados. Os que são disciplinados apresentam em quase todos os momentos uma atitude de obediência às regras, são jovens atentos, estudiosos e respeitadores. Os indisciplinados normalmente são grupos que protagonizam atos de indisciplina nas escolas e mesmo na sala de aula. Ainda existem os intermédios, que por norma precisam de uma observação por ser influenciados pelos comportamentos dos outros. A relação professor-aluno deve ser uma relação aberta e de cumplicidade. Mas deve-se saber distinguir os papeis, o professor deve ensinar e o aluno aprender. Se o professor tiver consideração esses factores, os problemas disciplinares deixarão de ter o mesmo impacto visto haver uma intervenção directa entre professores e alunos. O excesso de indisciplina só demonstra que algo está a correr mal e o fracasso tornasse evidente, por isso existe um mau aproveitamento e isso deve-se a todos os intervenientes, inclusive a família, porque nos dias de hoje os pais não dão a devida atenção aos filhos. Hoje em dia os pais não se sentam e conversam com os filhos, por isso não sabem se os filhos estão com problemas a nível escolares, muitas das vezes quando há reuniões existem pais que não se preocupam em comparecer para saber qual o comportamento dos filhos. E deixam a educação para a escola, depois se o filho aprende mal as culpas vão para os professores porque não ensinam. Na minha opinião havia de haver uma ligação entre a família e a escola para que haja um contributo de parte a parte para que se encontrem formas de lidar com a indisciplina.

Rosa Jesus

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