quarta-feira, 2 de julho de 2008

Combate à indisciplina

Como é que posso ser útil no combate à indisciplina?
Como mãe…
É nosso dever desde que as crianças começam a entender o bem do mal, fazer respeitar todas as pessoas, não excluindo raças nem cor.
Quando da sua entrada para a escola, fazer prevalecer o respeito pelo professor e colegas.
Dar a conhecer ao professor a nossa posição quanto ás regras que devem e podem existir na instituição, nunca na tentativa de o desautorizar mas de intervir na educação dos nossos educandos caso seja necessário.
Na repreensão dos alunos entendo sim que é um direito do professor, mas que este deve ter em atenção a idade do aluno e as suas características.
O professor antes de tomar qualquer atitude porque o aluno foi indisciplinado deve dialogar com este de forma a encontrar estratégias que o incentive a não cometer o mesmo erro.
É de grande importância que se façam reuniões periodicamente entre pais e professores, para que assim se discutam ideias e estratégias para o combate à indisciplina e não ao seu desenvolvimento.
Também tem papel de grande importância as auxiliar durante as pausas nos recreios e nas actividades lúdicas, normalmente é nestas pausas que a indisciplina acontece.
É fundamental que as auxiliares sejam boas observadoras porque nem sempre a criança que mostra ser agressiva o é só por ser, ou se existe motivos para esta agressividade, podem existir outras crianças que aparentam ser disciplinadas mas que provocam a indisciplina do outro.
É necessário estar atento a estas situações para poder agir correctamente.

Celeste Oliveira

Sem comentários: