quarta-feira, 2 de julho de 2008

Educação com qualidade e quantidade

Na pesquisa que fiz na Internet vou salientar um pequeno texto que diz muito acerca da indisciplina que vou descrever “O maior problema da indisciplina, eu acho (Maria da Graças) que é o pai vir à escola e tenta desafiar a professora na frente do filho. Nas duas primeiras décadas eu trabalhei com meninos e nem conheci os pais. Eles não vinham na escola. Eles não participavam na vida escolar do filho. O professor tinha autoridade”.A minha opinião sobre a indisciplina vai um pouco ao encontro desse facto de que os pais quando surge um problema com os filhos a maior preocupação é saber quem é a professora que castigou, e para eles o seu filho não é como os outros, acabando por desafiar a professora. Os pais vivem sempre a correr de um lado para o outro e por vezes os seus horários de trabalho coincidem com os da escola, e não existe tempo para passar na escola para saber qual é o aproveitamento dos seus filhos, para falarem com a professora, dar a sua opinião serem esclarecidos e ajudados na educação dos seus filhos. Uma escola que crie boas condições, tenha bons professores para ensinar, mas que não tenham um bom relacionamento com as crianças e com os educadores, pode levar a criança ao abandono escolar e a ent6rarem em caminhos, que podem não ter retorno. O bom relacionamento dos professores com os pais e os alunos deve ser constante e deve existir dialoga, para o bem do aluno contudo nem sempre se consegue que os pais desses alunos tenham uma participação activa na sua educação. E se os pais são chamados para reunião, são esses pais que não aparecem paras dar a sua opinião e deixam que a educação dos seus filhos fique à responsabilidade das escolas. Quando a criança vai para a escola parte da sua educação já esta com ela, ou não, e para que os maus comportamentos não surjam, devemos incutir regras que devem ser discutidas e implementadas com as crianças, para que entendam que fazem parte delas e que tem de ser respeitadas por todos.

Relato de um acontecimento na sala de aula
Certo dia a professora encontra uma aluna com o telemóvel, e pediu-lhe que o guardasse, de imediato a aluna obedeceu mas com o correr do tempo acabou por pegar nele outra vez. Quando a professora se apercebeu, pediu que lhe desse o telemóvel e que ao fim da aula iriam conversar, então a professora disse: se quiseres o telemóvel, os teus pais que o venham levantar ao conselho executivo. A aluna se quis o telemóvel teve de contar o que se passou aos pais e por sua vez os pais não deram grande importância ao acontecimento. Os pais numa reunião com a directora de turma deram a conhecer que não iriam levantar o telemóvel porque ele não lhe faz falta nas aulas e por eles o telemóvel podia ficar retido na escola ate ao fim do ano lectivo.

Na minha opinião a maneira que a professora adoptou para resolver a situação foi eficaz, e da mesma maneira os pais da aluna contribuíram para que esse comportamento não se repetisse, acabando por castigar o comportamento e não a aluna, não indo buscar o telemóvel não deram oportunidade para que a mesma situação se repetisse.

Rosa Pereira

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