quarta-feira, 2 de julho de 2008

Causas da Indisciplina

Se há tema que hoje suscite mais polémica a indisciplina é um deles.
Em 1999, de acordo com os dados recolhidos pelo Gabinete de Segurança do Ministério da Educação registaram-se 55 agressões a professores, já em 2001 foram contabilizados 146 casos.
Carlos Fontes fez um breve balanço sobre o tema “Indisciplina na Escola”. Algumas das causas que ele enumera são:
· A família, devido ao meio ambiente familiar (por exemplo: pais alcoólicos, violência doméstica, incapacidade dos pais em lidar com a violência dos filhos); desautorização dos procedimentos disciplinares tomados pelos professores, desconhecendo os pais, a razão para tal acção.
· O que faz com que o aluno seja indisciplinado?
Em diversos casos as situações de indisciplina derivam de perturbações psicológicas, como sejam: a perturbação de hiperactividade com défice de atenção, perturbação de conduta, dificuldade de adaptação ao meio escolar.
Muitas vezes os alunos não se encontram minimamente motivados para frequentar a escola dado que ora não considera a matéria apelativa, ora o professor não recorre a métodos activos que o estimulam, ou então, simplesmente, os seus interesses são outros.
O professor deve ter a capacidade de encarar o aluno na sua idiossincrasia e adaptar métodos e estratégias que motivam o aluno e despertem o interesse pela sua formação escolar.
A escola é uma segunda casa para crianças e jovens pois é lá que decorre a maior parte da sua rotina diária.
Os professores por vezes nem conhecem a criança simplesmente é só mais uma na sala. Tal situação é para mim, é inaceitável.
A motivação é a base fundamental para a aprendizagem, sem motivação a criança perde o interesse pela escola o que a conduz a comportamentos indisciplinados.

Filipa

Sem comentários: