quarta-feira, 2 de julho de 2008

A Organização Pedagógica

Mediante a pesquisa feita na internet tenho o conhecimento que para um bom funcionamento da escola e o êxito dos educandos, é essencial existir uma boa organização pedagógica para prevenir os actos de indisciplina e do absentismo.
A base de um bom funcionamento é o grupo pedagógico estudar os comportamentos individuais e de grupo, saber como aplicar os processos que foram elaborados para os por em prática.
Os processos ou planificações deveram ser adequados e organizados de maneira a que o aluno seja estimulado a respeitar os conceitos propostos.
Para combater a indisciplina é essencial existir um bom ambiente entre professores e alunos e, até por vezes tentar solucionar certas situações em conjunto.
A existência de uma reunião mensal entre pais e professores vai fazer com que cheguem a um consenso ou arranjarem estratégias para uma melhoria dos comportamentos inadequados, ou até para uma mudança no sistema educativo.
Os pais no combate à indisciplina têm um papel importante como educadores, o diálogo diário entre pais e filhos vai fazer com que percebam as atitudes erradas e tentarem solucionar os problemas dos educandos
Não cabe ao professor ser o único a tentar solucionar o problema embora faça parte da organização pedagógica. O profissional Auxiliar de Acção Educativa também tem um papel formal. Em certas situações consegue estabilizar os comportamentos menos assertivos, sem que o professor tome nota da ocorrência, pois sendo Auxiliar está dentro dos tempos livres. No recreio vai manter a estabilidade entre colegas, e o concelho executivo.
O aluno ao estar inserido no contexto escolar tem de saber respeitar e fazer com que o respeite.
Na minha opinião a indisciplina entre professores e alunos é de não existir o diálogo e não tentarem estimularem-nos de formas diferentes. A rotina escolar por vezes origina o fracasso dos alunos e faz com que eles se exprimam de uma forma negativa. O professor deve dar o contributo ao aluno para que ele se sinta responsável e cooperante, utilizar uma voz equilibrada, segura, confiante e emotiva para eles sentirem segurança, e que são capazes de ter sucesso a nível escolar.
Manuela Santos

Sem comentários: