segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Segredo é a Prevenção da Indisciplina

Para um bom funcionamento da escola é preciso existir disciplina e respeito mútuo entre os professores e alunos. Os professores devem ter em conta os alunos quando estes têm problemas; devem fazer o melhor para os ajudar, identificando os problemas e ajudando na sua solução, mantendo sempre a confidencialidade.
O professor deve dar tempo aos alunos de exporem as suas ideias, escutando também as sugestões que possam surgir.
Uma das formas de melhorar o funcionamento do grupo será o recurso a um debate onde cada aluno apresente a sua visão ordenadamente.
Se o grupo não estiver motivado é importante que o professor tenha a capacidade de adequar estratégias, implementando dinâmicas que potenciem uma participação activa da turma.
Se um aluno tem mais dificuldade na integração de determinados conteúdos é importante que o professor encontre estratégias pedagógicas adequadas a esse aluno.
Se por vezes o aluno é um pouco mais provocador é fundamental não responder da mesma forma para não incentivar conflitos.
O professor não deve mostrar medo perante o aluno, deve falar com ele correctamente não se mostrando irritado e inseguro, mas também não recorrendo a formas menos assertivas de gestão de conflitos.
Considero que não existem más turmas, mas sim professores carentes de métodos e estratégias adequadas de gestão da indisciplina na classe. É importante que na relação pedagógica o professor não faça distinções, tratando todos os alunos da mesma forma, pois existem professores que dão mais atenção e explicam melhor aos alunos interessados e com boas notas do que aos alunos com notas baixas.
Na minha opinião, acho que os professores deviam dar mais atenção aos alunos com notas baixas pois, por vezes, por de trás de um aluno indisciplinado e com mau comportamento está um aluno brilhante com muitas capacidades que muitas vezes não são aproveitadas devido à falta de estimulação do aluno. Por vezes, estes alunos que nós conhecemos e dizemos que são os chamados “alunos rebeldes” só necessitam de uma ajuda para os encaminhar pelo caminho certo e tornam-se em excelentes alunos, mas para isto é necessário que o professor os ajude.
Também acho que os professores por vezes mostram que têm receio dos alunos, sendo esta a pior atitude a tomar visto que a partir daqui os alunos deixam de ter respeito pelos professores e fazem o que querem e bem lhes apetece pois sabem que os professores não vão fazer nada, a não ser dizer para estarem calados e não perturbarem a aula.
Desde a primeira aula que o professor deve mostrar que existem regras a cumprir pelos alunos seja dentro da sala de aula, seja fora dela.
Os professores não devem de ter receio em expulsar um aluno da sala de aula com falta disciplinar, contudo quando recorrerem à expulsão não devem permitir que o aluno se mantenha no recreio mas sim encaminhá-lo à biblioteca ou sala de estudo, porque muitos alunos perturbam as aulas propositadamente pois sabem que o destino é o recreio, logo esta estratégia em vez de funcionar como uma punição é antes um reforço.
Quando um professor tem de chamar um aluno à atenção por algum motivo, não deve fazê-lo em frente aos colegas, deve sim no final da aula solicitar a presença do aluno para um breve diálogo, pois se repreender o aluno em frente aos colegas todos só vai fazer com que o aluno se sinta desrespeito e humilhado. No entanto, por vezes, é necessário o recurso a soluções imediatas para o bom funcionamento da aula, mas estas atitudes devem ser utilizadas com precaução.
Quando os alunos não acharem correcto algum comportamento do professor ou a maneira como ele explica e lecciona os conteúdos também o devem dizer, desde que educadamente.
A melhor forma de actuar em situações de indisciplina é evitar que estas ocorram. Para que tal postura preventiva seja possível é necessário que todos aqueles que participam no processo educativo adquiram estratégias adequadas para uma intervenção eficaz.


Cidália Santos

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